
serra fina
Pedra da Mina (2.798m),
Pico do
Capim Amarelo (2.491m),
Pico dos Três Estados (2.656m)
e Cupim de Boi (2.543m).
A travessia da Serra Fina é um dos trekkings mais famosos do Brasil. Ela foi consolidada nos anos 90, quando a Serra da Mantiqueira ainda era pouco conhecida e considerada a travessia mais difícil do país na época. Era um grande desafio devido às trilhas fechadas, à longa distância, a altimetria acumulada e, principalmente, a falta de pontos para captação de água. Atualmente, a trilha está bem marcada e novos pontos de água foram descobertos, no entanto, ela continua sendo uma das travessias mais desafiadoras do nosso país.
Localizada na fronteira entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, essa travessia possui desníveis topográficos acima de 2.000m, passando por belas montanhas. O seu ponto mais alto é a Pedra da Mina com 2.798 m de altitude, mas durante a caminhada também passamos pelo Pico do Capim Amarelo com 2.491 m de altitude, pelo Pico dos Três Estados com 2.656 m de altitude e o Cupim de Boi com 2.543m, acumulando cerca de 30 quilômetros de distância.
A travessia recebe esse nome por passar por vários trechos estreitos de cristas, que em alguns locais podem chegar a menos de um metro de largura. Se aventurar pelas cristas e montanhas da Serra Fina é um desafio desejado por montanhistas de todo o Brasil, além de ser um ótimo treino para quem quer realizar desafios maiores no exterior.
Por que fazer a Travessia
da Serra Fina com a Soul Outdoor?
A Soul Outdoor é formada por uma equipe de montanhistas experientes e com anos no mercado de aventura brasileiro. Prezamos pela qualidade de nossos serviços, mas sempre respeitando a natureza e as regras de mínimo impacto ambiental. Durante a travessia da Serra Fina, que está em uma área de preservação ambiental permanente, não só apresentaremos a você o local como compartilharemos ideias de proteção a essas montanhas que tanto amamos.
Além do trabalho de guia durante a travessia você terá todo o suporte antes da aventura. Nossa equipe lhe auxiliará nos preparativos, inclusive tirando dúvidas sobre os equipamentos. E ao fazer esse roteiro com a Soul Outdoor você também ganha descontos na Loja Alta Montanha, que é nossa parceira.
Como funciona a travessia
da Serra Fina?
A nossa base para esta travessia fica na cidade de Itanhandu em Minas Gerais. Encontraremos-nos em um refúgio, aonde iremos nos apresentar e checar os seus equipamentos. No dia seguinte, bem cedo, começamos nossa caminhada. Este trekking é dividido em quatro dias para podermos percorrer as montanhas com tranquilidade, conhecendo e aproveitando as belezas de cada uma delas. Teremos três acampamentos em barracas, todos em locais já pré-estabelecidos para a prática. No último dia de travessia chegaremos a um sítio da região, no qual haverá um transporte nos esperando para retornar para o refúgio, onde nos despedimos.
Para quem é a Travessia da Serra Fina?
A Serra Fina não é uma travessia fácil, entre os principais desafios estão os vários dias seguidos de caminhada, com vários sobe e desce e mochila pesada. Nós, da Soul Outdoor, ficaremos responsáveis por carregar boa parte dos equipamentos necessários e a comida, no entanto, você precisará levar os seus equipamentos individuais como saco de dormir, roupas extras, sua água e alguns snacks.
Por isso, recomendamos a Travessia da Serra Fina para montanhistas que já possuem experiência em caminhadas longas, com mais de um dia de duração, e que estejam acostumado a carregar mochila. Também é um trekking indicado para pessoas que estão se preparando para desafios maiores como o trekking ao Monte Roraima, o Trekking ao Acampamento Base do Everest e até mesmo expedições em Alta Montanha, como o Cerro Plata e o Aconcágua.







REQUISITOS

DIFICULDADE DO
TREKKING

EXPERIÊNCIA EM
ALTITUDE

PREPARAÇÃO
CARDIOVASCULAR

DIFICULDADE
TÉCNICA