EVEREST BASE CAMP (EBC)
Confira abaixo o nosso roteiro.
Você também pode fazer o download do arquivo ao lado
com todas as informações desta expedição.
Dia 1 | Chegada em Kathmandu - 1300m
Este dia é reservado para você chegar na capital nepalesa. Há várias maneiras de chegar lá, mas nenhuma direta. As mais interessantes são via Oriente Médio. A Qatar Airways tem escala em Doha, a Turkish em Istambul e a Emirates, junto com a Fly Dubai, passa por Dubai.
É interessante usar estas escaladas e fazer um stopover para aproveitar melhor a viagem e conhecer um pouco de outros lugares.
Nossa equipe estará esperando no aeroporto e o levará até nosso confortável hotel em Thamel. Da janela da Van você já vai perceber que um mundo diferente te espera. Nossa única obrigação neste dia
é nos reunirmos com o resto do grupo em um jantar de boas-vindas, oferecido por nós, e acompanhar o briefing.
Incluído: Transfer aeroporto, hotel e jantar de boas-vindas.
Dia 2 | Preparação e passeios em Kathmandu - 1300m
Após o café da manhã iremos checar os equipamentos de vocês e, então, sair para almoçar e garantir os equipamentos faltantes. Quem optar pelo aluguel, auxiliaremos no que for necessário. Retornaremos cedo para deixar tudo pronto para o dia seguinte.
Incluído: Café da manhã.
Dia 3 | Voo para Lukla e noite em Phakding - 2600m
Acordamos de madrugada para tomar os primeiros voos para Lukla. Quanto mais cedo, melhor é a condição de tempo. Não é necessário introduzir este aeroporto, pois ele já é conhecido como sendo um dos mais perigosos do mundo. De fato, há um histórico de acidentes, mas levando em consideração o tráfego aéreo que tem por lá, é possível relativizar este fato. Entretanto pode esperar um friozinho na barriga durante este voo de 45 minutos.
Aterrizamos em outro mundo. Lukla possui outro contexto étnico cultural e não se parece em nada com Kathmandu. Aqui reina uma paz absoluta. Tomaremos café da manhã em um lodge, daremos nossos Duffel bags aos carregadores e partiremos para o começo
de nossa caminhada mágica e bem tranquila até Phakding.
Distância: 8km
Desnível: -200m
Incluído: Café da manhã, voo para Lukla, almoço, jantar. Noite em Lodge.
Dia 4 | Phakding x Namche Bazaar - 3460 m
Após nosso reforçado café da manhã em Phakding iniciaremos nossa caminhada pelo vale do rio Dudh Khosi, que é formado pela junção do rio Khumbu com o Imja Khola. O rio é belíssimo, com uma cor turquesa exuberante. O vale é florestado com bosques de Ginepros, que são pinheiros e Rododendros, a árvore que tem a flor oficial do Nepal. Pelo caminho cruzamos diversas vilas pitorescas com casinhas de madeira e pedra. Faremos uma pausa em Jorsale para o almoço e pela tarde iniciamos o trecho mais difícil do dia, que é a subida final até Namche.
Atravessamos a maior ponte suspensa do vale do Khumbu e levaremos cerca de 3 horas para vencer o trecho final, que será recompensado por nossa chegada na chamada “capital dos Sherpas”. Namche é uma cidade com lojas, restaurantes, bares e um comércio ativo. É sua última oportunidade de comprar alguma coisa que esqueceu.
Distância: 10km
Desnível: 850m
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge.
Dia 5 | Descanso e passeios
Neste dia poderemos dividir o grupo. Os que se cansaram muito no dia anterior poderão ficar em Namche, visitar museus, cafés e conferir o comércio local. Os que estão bem poderão acompanhar o guia em um tour por Khumjung, um vilarejo próximo.
Neste segundo itinerário, vamos subir até a pista de pouso de Syangboche, a 3720 metros de altitude, passamos pelo Hotel Everest View e almoçamos em Khumjung para visitar o mosteiro desta bela vila. O retorno está marcado para o final da tarde.
Distância: 10km
Desnível: 340m
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge.
Dia 6 | Namche x Tengboche - 3860m
Deixaremos a capital dos sherpas para trás e, por uma trilha cheia de mirantes espetaculares, caminharemos por uma curva de nível até Sanasa, onde a trilha começa a perder altura indo parar em Phungi Thanga a 3250m, na beira do rio. Almoçamos neste local.
Pela tarde, iniciamos nossa subida até o mosteiro de Tengboche, que é o maior de toda a região do Everest. É uma subida em zig zags que te colocará em prova! Mas a subida vale a pena. Do alto do monastério temos uma vista privilegiada para o Ama Dablam e o Lhotse, a quinta montanha mais alta do mundo localizada a poucos metros do Everest. A montanha mais alta do mundo também está ali, mas podemos ver apenas seu cume.
Distância: 9km
Desnível: 600m
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge.
Dia 7 | Tengboche x Dingboche - 4400m
Iniciamos nossa caminhada de hoje com uma grande descida até
o fundo do vale em Milinggo, para, a partir dali, atravessar uma bela ponte suspensa, caminhar pelo lado direito do rio Imja Tse e passar pela vila de Pangboche. Almoçamos em Shomare e no fim
do dia chegaremos em Dingboche, nossa primeira noite acima de
4 mil metros.
A partir daqui você começará a sentir mais a altitude e por isso precisaremos de uma parada estratégica.
Distância: 9km
Desnível: 650m
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge.
Dia 8 | Descanso em Dingboche - 4400m
Neste dia acordamos sem pressa para curtir alguns atrativos da vila, como Stupas, o comércio e as vistas para o Lhotse e a face norte do Ama Dablam. Dali também é possível ver o Island Peak e o Lobuche.
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge.
Dia 9 | Dingboche x Lobuche - 4910 m
Neste dia caminharemos pelo belo vale do Khumbu, parando para almoçar em Dugla, que é uma minúscula vila que fica no front da moraina do glaciar do Khumbu. Após a refeição temos a chamada “subida do almoço”, uma trilha pronunciada com ascensão de cerca de 200 metros que termina no “memorial dos mortos do Everest”, onde veremos homenagens a montanhistas famosos que perderam suas vidas na montanha.
Um pouco mais adiante chegamos em Lobuche, a última vila com boa estrutura antes da base do Everest, quase tocando os 5 mil metros de altitude e já envoltos por grandes montanhas.
Distância: 8km
Desnível: 500m
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge.
Dia 10 | Lobuche x Kala Pathar x Gorak Shep - 5500m
Continuando nossa saga, já em ambiente de alta montanha, cercado de picos, sob solo de morainas e geleiras, atravessaremos o mar de pedras do Lobuche Pass para chegar em Gorak Shep, a última vila antes do Everest. Almoçaremos em um lodge e à tarde, se o tempo estiver bom, assistiremos ao espetáculo do pôr do sol no Kala Pathar, de onde teremos uma das vistas mais bonitas do Everest.
O Kala Pathar é um “morro” de 5550 metros de altitude. Nele atingiremos o ponto mais alto de nosso trekking. A trilha tem apenas 3 km e 400 metros de desnível, mas não é fácil. No entanto, assistir este pôr do sol na descida do morro com a vista para o Everest é algo que nunca sairá de sua memória.
Retornaremos ao nosso lodge para jantar e dormir cedo. Gorak Shep tem poucos lodges e a infraestrutura é simples. Lá a água congela nas torneiras todas as noites. Será nossa primeira noite acima de 5 mil metros. Mais especificamente a 5140m.
Distância: 8km
Desnível: 650m
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge.
Dia 11 | Gorak Shep x Base do Everest x Lobuche 5350m
Acordaremos antes do sol nascer para comer um café da manhã reforçado. Espere uma temperatura negativa no começo
da caminhada. A ideia é chegar bem cedo na base do Everest.
É bastante emocionante chegar na base da montanha mais alta do mundo. Para nós ali é o ponto de volta, para quem escala o Everest é apenas o começo de uma história.
Retornaremos a GorakShep para um lanche e iniciaremos nosso caminho de volta a Lobuche, onde passaremos a noite no mesmo lodge da ida.
Distancia: 10,5km
Desnível: +200 m e -200m
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge.
Dia 12 | Lobuche x Dzongla 4810m
Após tanta atividade em grande altitude, pegaremos leve neste dia, que será um típico descanso ativo, pois caminharemos apenas 6,7km em uma trilha suave e muito cênica. Teremos vista para o Cholatse, uma montanha impressionantemente vertical, além do belo lago de Chola Tsho.
Distancia: 6,7km
Desnível: 380m.
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge.
Dia 13 | Dzongla x Cho La Pass x Dragnag 5370m
Hoje será um dos dias mais bonitos do trekking. Acordaremos antes do sol nascer para um café da manhã reforçado e iniciaremos nossa caminhada de madrugada. Assistiremos o nascer do sol com uma vista belíssima do Everest e Ama Dablam.
Enfrentaremos uma subida cansativa e hoje teremos uma experiência muito legal, colocaremos crampons de corrente e vamos caminhar em cima de uma geleira até chegar no Cho la Pass a 5360 metros de altitude.
Certamente este é o dia mais difícil de todo o trekking e ainda precisamos percorrer o caminho que falta até Dragnag, no fim do dia.
Distancia: 8,1km
Desnível: 700m.
Incluído: Café da manhã, lanche de trilha, jantar. Noite em Lodge
Dia 14 | Dragnag x Gokyo x Gokyo Ri
Após outro dia cheio, este dia pode ser outro avaliado como “descanso ativo”. Afinal, nosso destino está há apenas 3,7km de distância de trilha. Porém nem tudo é tão fácil quanto aparece, pois no caminho precisamos atravessar a moraina do glaciar Ngozumba, que nasce no Cho Oyo, a sexta montanha mais alta do mundo. A travessia desta moraina leva cerca de 2 horas e meia é cheia de pequenos sobes e desces e pedras soltas, mas pelo menos chegaremos cedo na paradisíaca vila de Gokyo que fica ao lado do lago de mesmo nome.
Aos que estão cansados, aproveitem o lago e paz da região para relaxar. Aos que estão pilhados, vocês poderão subir o Gokyo Ri, que é uma montanha de 5357 metros de altitude com 600 metros de desnível e 1,8 km de trilha e do alto de seu cume ver 4 montanhas com mais de 8 mil metros: Cho Oyo, Everest, Lhotse e Makalu.
Distancia: 3,7km
Desnível: 120m.
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge
Dia 15 | Gokyo x Dhole
Agora enfim começamos nossa descida. Hoje caminharemos cerca
de 6 horas descendo o vale do rio Ngozumba. Este vale, também chamado de vale de Gokyo, é bem mais pristino que o vale do Khumbu e observaremos a vida calma de seus habitantes.
Distancia: 12 km
Desnível: -740m.
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge
Dia 16: Dhole x Namche
Este é o ultimo dia de caminhada que tem uma subida. Deixando Dhole para trás, percorreremos o que resta do vale do Ngozumba e subiremos a trilha até Phortse Tanga, um local com uma bela vista e um lindo Chortén.
A partir daí é só descida e rapidamente chegaremos em Namche para curtir um retorno à civilização. Tomada no quarto, internet rápida e comercio cheio de bugigangas legais. Espere caminhar por até 10 horas neste dia.
Distancia: 11 km
Desnível: 620m.
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge
Dia 17 | Namche x Luckla
Já começamos a sentir a nostalgia do retorno. Hoje não há muitas novidades, pois percorreremos o mesmo caminho da ida. Quem está cansado pode optar por voar em helicóptero até Lukla, fazendo ou não um voo panorâmico. O preço depende do numero de interessados.
Se fecharmos 5 e fechar uma aeronave, podemos conseguir um bom preço.
Distancia: 19 km
Desnível: -1000m.
Incluído: Café da manhã, almoço, jantar. Noite em Lodge
Dia 18 | Voo para Kathmandu
Acordaremos cedo novamente para voar para Kathmandu. Se tudo der certo podemos após o almoço fazer passeios por Thamel. Conhecer Durbar Square e o templo dos Macacos em um tour à pé.
Incluído: Café da manhã, voo até Kathmandu e Hotel.
Dia 19 | Dia de passeio por Kathmandu
Hoje poderemos aproveitar para conhecer templos de Kathmandu, como o impressionante Pashupatinath, a Boudnath Stupa ou ainda
a Durbar Square de Patan e a cidade histórica de Bhaktapur.
Caso a gente não consiga ter voado no dia anterior, usaremos
este dia para voar.
Incluído: Noite em hotel.
Dia 20 | Dia de passeio por Kathmandu
Hoje poderemos aproveitar para conhecer templos de Kathmandu, como o impressionante Pashupatinath, a Boudnath Stupa ou ainda a Durbar Square de Patan e a cidade histórica de Bhaktapur.
Caso a gente não consiga ter voado no dia anterior, usaremos este dia para voar.
Incluído: Noite em hotel.
Dia 21 | Retorno
Este dia é destinado para retorno ao Brasil.
Incluído: Café da manhã e transfer ao aeroporto
* O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas,
performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.