CURSO DE ALTA MONTANHA COM PEDRO HAUCK
Nível da Expedição: Médio
Duração: 14 dias
Ponto de encontro inicial: La Paz, Bolívia.
Dia 01 | Chegada em La Paz (3400m)
O primeiro dia é dedicado somente para a chegada. Nossa equipe irá buscá-lo no aeroporto e o levar para o hotel, no centro da cidade. A noite vamos confraternizar em um jantar.
Incluso: Transfer aeroporto, noite em hotel e jantar de boas-vindas
Dia 02 | Aulas teóricas e preparação em La Paz (3400m)
Após o café da manhã servido no hotel, vamos começar o dia com o briefing e na sequência iniciaremos nossas aulas. Ainda neste dia vamos realizar o check list de equipamentos para ver se vocês possuem todo o necessário.
Incluso: Café da manhã e noite em hotel
Dia 03 | Aclimatação em La Paz (3640m)
Hoje continuaremos com a parte teórica do curso. Pela tarde iremos provar as botas duplas e equipamentos técnicos que usaremos.
Incluso: Café da manhã, noite em hotel e aluguel de equipamentos
Dia 04 | Subida e descida ao Chacaltaya (5421 m)
O Chacaltaya é uma montanha bastante acessível na periferia de La Paz, lá ficava uma antiga estação de esqui (a mais alta do mundo) que está desativada pela falta de neve. Se o tempo e as condições estiverem boas, iremos até a estação de esqui de van e à pé até o cume. Do cume temos uma vista espetacular para o Huayna Potosí e as demais montanhas da Cordilheira Real. Levaremos no total cerca de 8 horas para ir e voltar da montanha.
Distância: 681m
Ganho altimétrico:146m
Incluso: Café da manhã, transfer, guias e lanche de trilha
Dia 05 | La Paz - Base do Huayna Potosí (4700m)
Deixe seus Duffel bags prontos! Neste dia iremos sair do hotel e ir até o refúgio na montanha, localizado na altitude de 4700 metros. Chegamos na hora do almoço e aproveitamos a tarde para caminhar ao lado do refúgio. A noite teremos aulas sobre geografia e geologia das montanhas.
Incluso: Café da manhã, transfer, almoço e jantar
Dia 06 | Dia de aclimatação e aulas práticas (4700m)
Realizaremos um trekking até a geleira onde daremos início as nossas aulas práticas. Vamos aprender a organizar melhor as mochilas, usar corretamente os bastões de trekking e na geleira, como andar de bota dupla, como colocar crampons e como usar piolets. Pela noite teremos aulas sobre vestuário e estratégias do uso de roupas técnicas.
Distância: 3,64 km
Ganho altimétrico: 235m
Incluso: Café da manhã, lanche e jantar
Dia 07 | Dia de aclimatação e aulas práticas (4700m)
Voltaremos ao glaciar para continuar a nossa prática. Desta vez iremos aprender a andar encordados e como frear uma queda. Dividiremos cordados e vamos fazer um trekking sobre o gelo, ganhando bastante altura e ajudando na aclimatação. Pela noite continuaremos com aulas teóricas.
Distância: 3,64 km
Ganho altimétrico: 235m
Incluso: Café da manhã, lanche e jantar
Dia 08 | Dia de aclimatação e aulas práticas (4700m)
Neste dia vamos aprender mais sobre cordas, teremos aulas de nós, rapel e ascensão em cordas fixas. Pela noite vamos deixar tudo preparado para atacar o cume do Charkini no dia seguinte.
Distância: 3,64 km
Ganho altimétrico: 235m
Incluso: Café da manhã, lanche e jantar
Dia 09 | Escalada ao cume do Charkini (5300m)
O Charkini é uma montanha com aproximação e ascensão em gelo. Vamos aproveitar a chance para treinar nossa agilidade em organizar os equipamentos e cuidar de nosso psicológico em uma situação tão decisiva quanto atacar um cume.
Distância: 6,9 km
Ganho altimétrico: 614m
Incluso: Café da manhã, lanche e jantar
Dia 10 | Dia coringa
Após fazer o cume do Charkini, vamos descansar com aulas teóricas perto do refúgio. Neste dia podemos fazer o que for mais conveniente para a equipe, se o tempo estiver fechado continuamos com as aulas práticas, mas, caso a equipe se sinta preparada, podemos adiantar as atividades do Dia 11.
Incluso: Café da manhã, almoço e jantar
Dia 11 | Prática de escalada vertical
Descansados, iremos subir mais uma vez ao glaciar e agora teremos uma aula de escalada vertical com piquetas técnicas e corda.
Distância: 3,64 km
Ganho altimétrico: 235m
Incluso: Café da manhã, almoço e jantar
Dia 12 | Subida ao refúgio alto (5330m)
Teremos a manhã livre para organizar o equipamento e preparar para a subida ao Huayna. A ascensão até o refúgio do campo alto leva em torno de 3 a 5 horas. Vamos dormir cedo e preparar para a saída de madrugada.
Distância: 2,94 km
Ganho altimétrico: 600m
Incluso: Café da manhã, almoço e jantar
Dia 13 | Dia de cume e volta à La Paz
Vamos sair de madrugada do refúgio, tentar o cume e voltar para a base, onde haverá um transfer nos aguardando para voltarmos a La Paz!
Distância: 9,06 km
Ganho altimétrico: 799m
Incluso: Café da manhã, almoço, transfer para La Paz e noite em hotel
Dia 14 | Volta ao Brasil
Dia reservado para voar de volta ao Brasil. Caso você deseje ficar, não há problema. Em La Paz há muitas opções interessantes, como fazer o downhill até o Coroico (passeio de um dia), ficar mais tempo para conhecer o Lago Titikaka ou realizar uma extensão para escalar o imponente Illimani (é preciso ter fôlego – mas, se tiver, solicite orçamento!).
Incluso: Café da manhã e transfer aeroporto
Lembre-se:
* O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas,
performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.