
elbrus
Com 5642 metros de altitude, o Elbrus é o ponto mais alto da Cordilheira do Cáucaso na Rússia e, portanto, a montanha mais alta do continente europeu, motivo pelo qual é bastante famosa e desejada, uma vez que faz parte do Projeto 7 cumes.
Mesmo estando na Europa, a Rússia é um país com cultura própria que o diferencia do resto do continente. A localização do Elbrus, próximo à fronteira com a Geórgia, transforma este roteiro em uma viagem culturalmente rica, pois em razão de algumas centenas de quilômetros podemos sair da Rússia, passar pela Geórgia, chegar na Turquia, Armênia e ir até o Irã. Ou seja, estamos numa região que é um caldeirão cultural na transição da Europa com a Ásia.
A expedição ao Elbrus não é apenas uma viagem de escalada, é uma viagem cultural a um dos cantos mais interessantes do maior país do mundo, que nos reserva muita surpresa, aventura, belas paisagens, boa culinária e, obviamente, boas bebidas - vodka de verdade!
Por que escalar o Elbrus com a Soul Outdoor?
Nossos guias Maria Tereza Ulbrich e Pedro Hauck, por serem montanhistas de alma, escolheram a rota que melhor representa o espírito do montanhismo e foge das multidões e artificialidades da face sul do Elbrus, onde fica a rota normal. Eles escolheram a rota pelo lado Norte, onde teremos que fazer a aproximação por uma bela trilha entre florestas de prados e teremos menos de um décimo de gente que há pela trilha mais concorrida.
A rota escolhida é um diferencial da Soul, sem falar que nossos experientes guias, Pedro e Maria, te auxiliarão desde o começo com uma verdadeira consultoria na aquisição de equipamentos, além de descontos exclusivos na loja Alta Montanha, ainda no Brasil.
Na Rússia escolhemos a cidade de São Petersburgo para nos encontrarmos. Aproveitamos para conhecer os principais pontos turísticos da cidade imperial para que você aproveite o melhor da expedição.
Cuidaremos para que tudo dê certo, você não vai precisar se preocupar com comida e equipamentos coletivos, pois eles estão todos inclusos. Escolhemos um cardápio rico e generoso para que nossa estadia na montanha resulte numa experiência bela e motivante.
Como funciona a escalada do Elbrus?
Como nossa rota escolhida é mais desafiadora, escalar o Elbrus com a Soul exigirá um pouco mais de preparo físico, que será recompensado no final. Pela Face Norte do Elbrus teremos três acampamentos: Na base (2500 metros) ficaremos em Refúgio. No Campo 1 (3800 metros) também teremos a facilidade de um Refúgio e já no campo 2, acampamos em barracas sobre o gelo a 4600 metros de altitude. Com estes acampamentos, teremos um ataque ao cume de 1000 metros, que é um ataque considerado normal em qualquer montanha do mundo e que aumenta nossas chances de cume.
Em termos de experiência do escalador, é recomendado que além de um bom preparo físico e saúde, o montanhista que pretende escalar a face norte do Elbrus precisa ser praticante de trekking e montanhismo de vários dias no Brasil e esteja disposto a enfrentar algumas novidades. Numa escala de dificuldade em montanhas de altitude, o Elbrus pela face norte está em um segundo degrau de dificuldade, logo após ascensões como Acotango (Bolívia), Nevado San Francisco (Chile), Cerro Plata (Argentina) e Kilimanjaro (Tanzânia), sendo recomendado, inclusive, como sendo a segunda etapa para quem quer realizar o projeto 7 cumes.
Para quem deseja seguir os passos e encarar o Elbrus como sua segunda montanha de altitude, pode esperar as seguintes novidades: Estar em ambiente de grande altitude e precisar realizar aclimatação, realizar um trekking de aproximação com dois acampamentos superiores, acampar sobre o gelo, caminhar encordado, caminhar com crampons e usar piolet.
Acompanhe nosso itinerário para saber em detalhes como é realizado nosso plano de aclimatação e a ascensão do Elbrus.
Para quem é o Elbrus pela Face Norte?
Para pessoas que dispõem de boa saúde e preparo físico;
Para quem deseja realizar uma escalada em altitude, com todas as características de uma alta montanha nevada, mas sem as dificuldades das montanhas de altitude extrema;
Para pessoas que desejam ter a experiência de caminhar e realizar uma ascensão no gelo.
Para pessoas que almejam realizar os 7 cumes, ou pelo menos algumas das montanhas mais interessantes do projeto;








REQUISITOS

DIFICULDADE DO
TREKKING

EXPERIÊNCIA EM
ALTITUDE

PREPARAÇÃO
CARDIOVASCULAR

DIFICULDADE
TÉCNICA