CUME DO EVEREST
Brasil no Everest: 30 Anos no Topo do MundoCOM Waldemar Niclevicz e Pedro Hauck
cume do everest (8848M),
lobuche east (6119m),
kala patthar (5550m) e
acampamento base (5350m)
com pedro hauck.
Em 1995, o Brasil conquistou o topo do mundo com a histórica ascensão de Waldemar Niclevicz ao Everest, um feito inédito que colocou o país no mapa do montanhismo mundial.
Neste ano de 2025, em uma homenagem emocionante aos 30 anos da primeira conquista brasileira no Everest, Waldemar Niclevicz e Pedro Hauck, retornarão a montanha mais alta do mundo. Juntos, eles guiarão uma expedição histórica, relembrando cada passo da jornada que levou o Brasil ao topo do Everest. Será uma oportunidade única para os participantes viverem essa experiência lendária ao lado dos dois maiores alpinistas do país, revivendo a superação que marcou o montanhismo brasileiro.
Pergunte a um aventureiro sobre seu sonho, eles lhe responderão com uma palavra: EVEREST! Quem não gostaria de chegar ao topo do mundo? Quem não gostaria de tocar o céu? É a viagem de uma vida! O Monte Everest, também conhecido como Sagarmatha em nepalês, é o pico mais alto da Terra, com a altitude de 8848m.
Vamos pela rota do sul, ou seja, pelo lado do Nepal até o cume. Esta viagem é adequada para aqueles que já apresentam experiências anteriores em montanhismo de altitude e já tendo realizado nosso Curso de Alta Montanha na Bolívia, um volume de montanhas de 6 mil metros ou uma montanha superior a 7 mil metros na Ásia.
Nossa expedição à montanha mais alta do mundo começa com a realização do Trekking ao acampamento Base. Ainda como preparação técnica e aclimatação. Também iremos escalar o Lobuche East, uma montanha de 6119 metros de altitude, próxima do Everest.
Em nossa ascensão, realizaremos vários ciclos: passaremos pelo Acampamento I (6.065m) onde veremos a geleira Khumbu -que se estende por cerca de 450m numa encosta gradual até o Campo II (6.750m) e cerca de 610 m até o Campo III (7.100m). O Campo III está localizado no topo do Lhotse. A partir deste ponto, você precisará de cilindros de oxigênio. Você chegará ao Campo IV (7.910m) depois de atravessar 8.000m de altitude - ponto conhecido como a Zona da Morte.
Escalar o Everest ao lado de grandes montanhistas é sem dúvida uma oportunidade única. Entretanto, expedições assim encontram muitos obstáculos, tais como altitude elevada, condições climáticas severas e avalanches. É preciso ser bem treinado antes de realmente tentar, por isso você precisará preparar o corpo para a subida de 8848m de altura até o ponto culminante do planeta.
Dependendo do seu nível de aptidão física atual, você precisa treinar durante vários meses antes de iniciar sua subida. Um escalador deve construir sua força cardiovascular junto com sua força muscular e o nível de oxigênio cai de 60-70 por cento em relação ao nível do mar. Certifique-se também de que você possa carregar grandes mochilas para cima, pois você estará carregando cilindro de oxigênio e pacotes de bolsas grandes junto com você. É preciso se aclimatar com as condições climáticas e estar preparado para quedas de rochas, avalanches. O aprendizado de técnicas de resgate seria uma vantagem adicional.
Nosso helicóptero estará sempre apoiando nossa equipe com o fornecimento de frutas, vegetais, carnes e outros alimentos frescos, tudo isso diariamente, e também sempre pronto para sua segurança de acordo com suas necessidades.
Como funciona a escalada do Everest?
A expedição ao cume do Everest (por ser uma expedição nada trivial) é organizada com muita antecedência. Escalar a montanha mais alta do planeta requer experiência e é necessário um preparo, por isso, a Soul Outdoor orienta seus clientes a ganhar esta experiência realizando o Curso de Alta Montanha na Bolívia e escalando outras montanhas na companhia de seus guias. Uma vez preparados nos encontraremos na capital nepalesa, Katmandu, para realizar a expedição. Te buscaremos no aeroporto e levaremos a um confortável hotel no distrito turístico de Thamel, onde concentram-se lojinhas de souvenirs, restaurantes, templos e uma infinidade de curiosidades que fazem de Katmandu por si só um lugar muito interessante a se conhecer (confira aqui o vídeo sobre o roteiro no canal do Alta Montanha).
Você terá como guia o experiente montanhista Pedro Hauck e Maria Tereza Ulbrich, que amam o Nepal e têm o maior prazer em compartilhar com vocês a experiência que já viveram neste incrível país do Himalaia. Nos primeiros dias, antes de partirmos para o trekking até a base do Everest, nossos guias irão checar seus equipamentos e cuidar para não faltar nada à sua aventura, se for necessário comprar algo, te ajudaremos nesta tarefa. Caso queira adquirir antes da viagem, te orientamos a comprar equipamentos na Loja Alta Montanha.
Realizaremos junto com os trekkers (aqueles que irão fazer somente a caminhada, sem a ascensão à montanha) o mesmo itinerário do acampamento Base do Everest, sendo ele parte vital de nossa aclimatação. Após atingirmos a base da montanha mais alta do mundo, nosso grupo se separará. Os trekkers atravessaram o Chola Pass e nós iremos ao Lobuche East realizar uma etapa importante em nossa preparação.
Após a escalada do Lobuche, nos instalaremos no acampamento Base do Everest para realizar a ascensão da montanha. Vamos fazer diversos ciclos, ou seja, vamos subir até acampamentos altos e depois descer para descansar na base. Serão realizados pelo menos 3 ciclos e nos dias de descanso entre eles teremos toda a alimentação e suporte em nosso confortável e bem estruturado acampamento base. Após passar por este período de aclimatação, faremos o ciclo final de cume.
Contamos com todo o apoio logístico da empresa 8K, que vem se firmando como a melhor empresa nepalesa de expedições, a qual temos o orgulho de ser o parceiro comercial oficial e representante dela no Brasil. Nós, em conjunto com a 8K já realizamos diversas expedições bem sucedidas no Nepal e nosso guia Pedro Hauck é reconhecido como líder de expedições pela Secretaria de Turismo do Nepal. Essa parceria vai além de você contar com excelente pessoas em nossas expedições - tanto de guias quanto de cozinheiros e assistentes, contamos com uma estrutura de primeira, totalmente renovada, com barracas, domos, aquecedores, banheiros de ótima qualidade, de forma que seu tempo na montanha será o mais confortável possível.
Como é a escalada do Everest?
Após realizar os ciclos de aclimatação faremos a última ascensão, galgando trecho a trecho da montanha até chegar no acampamento IV, localizado a 7910 metros de altitude, de onde partiremos para o cume.
O ataque ao cume é extremo. Porém realizaremos ele com o uso de oxigênio engarrafado (5 garrafas de 4 litros). Cada cliente terá um guia assistente sherpa para acompanhá-lo até o cume e voltar, de forma que não ficará nenhum momento sozinho, o que evita acidentes e diminui os riscos de morte.
Nosso Guia brasileiro estará todo o tempo acompanhando as cordadas, prestando auxílio e ajudando no que for possível durante todo o trajeto, o que aumenta a segurança e melhora a comunicação.
Para quem é a escalada do Everest?
A escalada do Everest é uma expedição para montanhistas dedicados, experientes e que são decididos. São anos de preparação e muita dedicação para a realização de um sonho, sendo necessário um preparo físico e emocional muito bem feito para atingir este grande objetivo.
REQUISITOS
DIFICULDADE DO
TREKKING
EXPERIÊNCIA EM
ALTITUDE
PREPARAÇÃO
CARDIOVASCULAR
DIFICULDADE
TÉCNICA
-
ItinerárioConfira abaixo nosso roteiro: Nível da Expedição: Difícil Duração: 18 dias Ponto de encontro inicial: Mendoza, Argentina. - Dia 01 | Chegada em Mendoza (800m) Dia reservado para sua chegada em Mendoza, na Argentina. Nossa equipe vai te buscar no aeroporto e levar para o Hotel. A noite realizaremos um jantar de boas-vindas. Incluso: Transfer, hotel e jantar de boas-vindas Dia 02 | Preparação em Mendoza (800m) Neste dia iremos checar seus equipamentos. Se precisar, te ajudaremos a alugar equipamentos de escalada em Mendoza. Caso já tenha todos os equipamentos, é possível usar este dia para descanso e passeios. Também usaremos este dia para obter as permissões para escalar o Aconcágua. Incluso: Café da manhã Dia 03 | Ida a Penitentes (2600m) Percorremos 180 km pela Ruta 7, a estrada internacional que atravessa os Andes ligando Mendoza na Argentina à Santiago no Chile. A estrada apresenta lindas vistas que podemos apreciar. Chegando em Penitentes vamos separar nossos equipamentos que serão transportados por mulas e recuperados no acampamento base do Aconcágua. Incluso: Café da manhã, jantar e hotel em Penitentes Dia 04 | Horcones x Confluência (3200m) Enfim começamos nossa jornada na montanha. Neste dia ingressaremos no Parque Provincial do Aconcágua com destino ao primeiro acampamento, Confluência. São cerca de 7 km que são percorridos em, no máximo, 4 horas. Ao chegar no acampamento seremos recepcionados com um lanche. A partir daqui começamos a dormir em barracas e estar envoltos no ambiente de montanha. Distância: 7 km Ganho altimétrico: 400 metros Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 05 | Confluência x Plaza Francia x Confluência (4200m) São 7 km que separam Confluência de Plaza Francia, a base da parede sul, de nosso acampamento. Este caminho serpenteia o vale de Horcones superior e chega na base da geleira da maior parede dos Andes, com quase 3 km de altura. Lanchamos em Plaza Francia e retornaremos ao acampamento ao entardecer. Este trekking é importante para nossa aclimatação e uma provação para nossa caminhada do dia seguinte. Distância: 14 km Ganho altimétrico: 1000 metros Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 06 | Confluência x Plaza de Mulas (4300m) São 18 km que separam Confluência do acampamento base do Aconcágua e cerca de mil metros de desnível. Só por estes parâmetros você já pode esperar que não será um dia fácil! Boa parte do caminho a ser percorrido se desenvolve em um vale amplo e desértico chamado de “Playa Ancha”, que termina em uma encosta de rochas soltas chamada de “Cuesta Brava” onde a maior parte do desnível se concentra. A boa notícia é que o peso maior está sendo transportado pelas mulas e você apenas precisa carregar alguns pertences pessoais. Distância: 18 km Ganho altimétrico: 1000 metros Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 07 | Plaza de Mulas (4300m) Após o dia anterior, de muito cansaço, teremos um tempo para descansar no confortável acampamento de Plaza de Mulas, onde teremos barracas/refeitório com mesas, cadeiras e boas refeições para nos recuperar, comer bem e manter. Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 08 | Porteio até Plaza Canadá (5000m) Hoje faremos nossa primeira investida em um acampamento de altura, saindo de Plaza de Mulas e levando parte de nossos equipamentos para Canadá, a 5000 metros. Caso você esteja cansado, pode ir sem carregar peso, apenas para melhorar sua aclimatação e contratar um porteador para levar seus equipamentos no dia seguinte (verificar custo com nosso atendimento). Distância: 5 km Ganho altimétrico: 700 metros Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 09 | Plaza de Mulas x Canadá (5000m) Carregando o resto de equipamentos que necessitamos para os acampamentos de altitude, iremos mover acampamento indo para Canadá e pernoitando neste local, a 5 mil metros. Prepare-se, as noites começam a ficar muito geladas! Distância: 2,5 km Ganho altimétrico: 700 metros Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 10 | Canadá x Nido de Condores (5500m) Neste dia moveremos acampamento até Nido de Condores, uma enorme plataforma localizada na região alta da montanha. A ascensão se dá por trilha em zig zag e, ao chegar, seremos brindados pela vista panorâmica, a qual é possível enxergar diversas outras montanhas dos Andes, como o Mercedário, Ramada e Mesa ao norte. Distância: 2,7 km Ganho altimétrico: 500m. Incluído: Alimentação completa, noite em barracas Dia 11 | Nido de Condores (5500m) Dia de descanso e aclimatação em Nido de Condores. Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 12 | Nido de Condores x Cólera x Nido de Condores (6000m) Hoje pela manhã iremos até o acampamento Cólera, situado na altitude de 6000 metros, para melhorar nossa aclimatação. Já podemos adiantar e levar parte de nossos equipamentos, mas também tem a opção de ir sem carga nenhuma. Regressaremos a Nido de Condores antes da tarde e descansamos o resto do dia. Distância: 4 km Ganho altimétrico: 500m. Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 13 | Nido de Condores x Cólera (6000m) Percorremos os 2 km que separam os dois acampamentos e montamos nossas barracas em Cólera. Ao chegar, iremos comer, nos preparar e descansar para o momento final da nossa escalada. Distância: 2 km Ganho altimétrico: 500m Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 14 | Ataque ao cume (6962 m) Acordaremos de madrugada e, após um breve café da manhã, começaremos nossa lenta marcha rumo à montanha mais alta dos Andes. Espere um dia longo e difícil, às vezes superior a 14 ou até 16 horas de atividades extenuantes e frio extremo. Mas todo este sofrimento será recompensado. Você fez cume no Aconcágua! Distância: 2 km Ganho altimétrico: 1000m Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 15 | Dia extra em caso de mau tempo Este dia está reservado para ser usado em caso de mau tempo. Incluso: Alimentação completa, noite em barracas. Dia 16 | Descida até Plaza de Mulas (4300m) Após o cume, é hora de voltar à base. Desmontamos nosso acampamento e rumamos à Plaza de Mulas, com expectativa de chegar no fim da tarde. Distância: 7 km Ganho altimétrico: 1700m. Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 17 | Retorno a Mendoza (800m) Hora de voltar tudo rumo à Horcones. Não será fácil, mas precisamos percorrer os 25 km de descida até a entrada do parque do Aconcágua. Você apenas precisará carregar sua água e poucos pertences, uma vez que todo o peso será levado pelas mulas. Distância: 25 km Ganho altimétrico: 1500m. Incluso: Alimentação completa, noite em barracas Dia 18 | Retorno Este é o dia reservado para seu retorno. Incluso: Café da manhã e transfer ao aeroporto Lembre-se: O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.
-
InvestimentoO investimento total da expedição é de USD 5.000 (desconto especial) Para pagamento parcelado no cartão de crédito: USD 6.000 *Consulte a nossa política de cancelamento. O que está incluso: 3 noites de hotel em Mendoza em quarto duplo; Guia da Soul Outdoor, e guias adicionais considerando 2/3 clientes por guia; Transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa; Traslado de Mendoza para Penitentes, entrada do Parque e retorno do grupo; Água, chás e café nos acampamentos; Pernoite em Penitentes antes da entrada no Parque; Jantar no retorno em Uspallata; Auxílio no aluguel de equipamentos; Pensão completa em Plaza de Mulas; Pensão completa em Confluência; Mulas de carga para o acampamento Confluência e Plaza de Mulas; Transporte todo o equipamento coletivo da expedição; Barracas em todos os acampamentos (barraca de 3 pessoas para dividir em 2 pessoas por barraca); Barraca-refeitório no acampamento Confluência, Plaza de Mulas e barracas Domo para acampamento na altitude; Refeições nos acampamentos de altitude; Utensílios coletivos como fogareiros, gás e todo o material de cozinha, barracas; Carregadores de equipamentos coletivos da expedição; Rádios comunicadores e rastreador e comunicador Garmin; Internet via satélite em Confluência, Plaza de Mulas, Nido de Condores e Cólera. Desconto e auxílio na aquisição de equipamentos novos na Loja Alta Montanha. O que NÃO está incluso: Taxa de Permissão de entrada do Parque Provincial Equipamentos pessoais de montanha. Voo do Brasil para Mendoza (Aeroporto MDZ). Devolução de dinheiro em caso de abandono. Seguro de Viagem + Seguro Resgate. Carregadores de equipamento pessoal. Almoços e jantares em Mendoza. Reembolso em caso de perda de equipamento por roubo ou fenômenos climáticos. Outros gastos: USD 600 » Valor da permissão para escalada no Parque Provincial do Aconcágua USD 500 » Custo médio com aluguel de equipamentos. (Solicite a tabela completa de valores de aluguel) USD 150 » Gasto médio com refeições em Mendoza USD 500 » Custo médio de voo desde o Brasil USD 250 » Seguro de resgate em áreas remotas R$ 250 » Seguro Viagem USD 600 » Carregadores para portear equipamentos para acampamento de altitude - 10kg (Custo OPCIONAL) USD 500 » Desistência por motivos pessoais USD 1600 » Custo de transporte de helicóptero (para 2 ou 3 pessoas)